Fisioterapeuta e Neurocientista
CREFITO-3: 101787-F
CNPJ: 50.917.940/0001-18
O que é regulação do sistema nervoso?
Quando se fala em regulação do sistema nervoso, na realidade estamos nos referindo à REGULAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO. O sistema nervoso autônomo é um dos sistemas responsáveis pelas respostas de estresse positivo e negativo, que ligam a mente ao corpo. Ele é composto pelos sistemas nervosos simpático e parassimpático, que tem efeitos opostos e complementares nos sistemas corporais. A partir do comando do sistema nervoso central, o sistema nervoso autônomo controla o funcionamento do corpo.
Quando o sistema nervoso autônomo está equilibrado, o corpo funciona bem e os sistemas corporais funcionam em harmonia. No entanto, quando há desequilíbrio do sistema nervoso autônomo (ou seja, ele está com uma tendência aumentada para certas respostas de estresse) o corpo começa a ficar desequilibrado, de forma que alguns sistemas corporais se sobrecarregam e outros tem a função diminuída.
Qual a importância do nervo vago?
O nervo vago é um dos principais nervos do sistema nervoso parassimpático e, sendo extremamente ramificado, alcança muitos órgãos e sistemas corporais. Ele tem fibras tanto eferentes (que vão do cŕebro para o corpo, controlando os sistemas corporais) quanto sensitivas (que vão do corpo para o cérebro, informando o cérebro do estado interno do corpo) e faz a ligação entre o sistema nervoso central e o corpo, comunicando corpo e mente.
O nervo vago tem uma atividade basal que chamamos de "tônus vagal" e esse tônus fica alterado quando há desregulação do sistema nervoso autônomo, gerando diversos problemas de saúde física e mental. Felizmente, o nervo vago pode ser influenciado por diversas técnicas terapêuticas de forma a regular o sistema nervoso autônomo como um todo.
Quem pode se beneficiar?

Pessoas que sofrem com sintomas físicos como fadiga, dor crônica e insônia.

Pessoas que sofrem com ansiedade, nervosismo, preocupação e emoções negativas.

Pessoas com sintomas viscerais, como má digestão e irritabilidade intestinal e palpitação.

Pessoas com altos índices de stress na rotina, com muita responsabilidade e sobrecarga na vida.
Como é a regulação de sistema nervoso?
Diversas técnicas podem auxiliar na regulação do sistema nervoso autônomo, no meu trabalho atuo com as técnicas e práticas abaixo.

FITOTERAPIA E AROMATERAPIA

PRÁTICAS PSICOFÍSICAS

ESTIMULAÇÃO TRANSAURICULAR
DO NERVO VAGO

MEDITAÇÃO E PRÁTICAS RESPIRATÓRIAS

TERAPIAS MANUAIS
E ESTIMULAÇÃO SENSORIAL
O que você pode esperar do tratamento com regulação do sistema nervoso autônomo?

EMOÇÃO REGULADA
Maior bem-estar emocional e emoções mais equilibradas.

SAÚDE VISCERAL
Melhora a função digestiva e cardiorespiratória.

MENOS ESTRESSE
Conseguir lidar melhor com os acontecimentos e situações da vida.

MELHOR IMUNIDADE
Melhor resposta a infecções e menos inflamação e alergias.

SAÚDE MENTAL
Menos ansiedade, depressão e nervosismo exagerado.
SINTOMAS:
-
Diminuição perceptível dos sintomas em aproximadamente 1 mês de práticas (dependendo do distúrbio e da sua dedicação às práticas).
-
Controle ou resolução dos sintomas, em média, com 3 a 6 meses (dependendo do distúrbio e da sua dedicação às práticas).
OBS: nem todos os distúrbios de saúde tem cura, o tratamento não oferece nenhuma garantia de cura, mas sim de alcançar uma boa qualidade de vida gerenciando os sintomas.
FISICAMENTE:
-
Melhora da qualidade do sono.
-
Conseguir fazer as atividades diárias sem sofrimento.
-
Aumento de energia, pique e disposição (efeito indireto, pode levar mais tempo).
MENTALMENTE:
-
Mente e pensamentos mais serenos.
-
Mente mais afiada e melhora da memória (efeito indireto, pode levar mais tempo).
-
Maior capacidade de concentração e foco (efeito indireto, pode levar mais tempo).
EMOCIONALMENTE:
-
Maior bem-estar e leveza no dia-a-dia.
-
Melhora do humor e emoções mais equilibradas e serenas.
-
Maior capacidade de auto-regulação emocional.
Atenção: a intensidade dos resultados e o tempo para alcançá-los dependem do distúrbio sendo tratado e da sua dedicação às práticas e ao processo, em casos mais complexos, o tempo pode passar de 1 ano.
Observação: a melhora durante o processo não é linear, altos e baixos são normais (e esperados), uma "queda" não significa uma recaída e uma recaída não significa que "voltou à estaca zero".
Chega de viver sobrecarregado!
Na vida moderna, as pessoas valorizam a sobrecarga... Como se trabalhar demais, se doar demais à família e fazer coisas demais fosse bom. Os poucos momentos que temos para nós mesmos nos sentimos "egoístas"... Nos momentos que deveríamos estar relaxando, fica uma voz no fundo da cabeça pensando "eu deveria estar fazendo alguma coisa"... O autocuidado virou artigo de luxo e, em consequência, a saúde física e mental foi pelo ralo abaixo. O pior é que desenvolvemos sintomas como dores crônicas, fadiga, insônia, ansiedade e deperssão e agimos com a atitude de "faz parte". A gente "toma uma remedinho" para tentar resolver o problema num passe de mágica e, na realidade, só varre o problema para debaixo do tapete. Mas não dá para viver assim no longo prazo! O corpo e a mente tem seus limites. NÃO ESPERE SUA SAÚDE ACABAR DE VEZ, PROCURE TRATAMENTO JÁ! Você não vai se arrepender de cuidar de você mesmo! Mas você vai se arrepender amargamente de não ter se cuidado, quando começar a não conseguir mais fazer tudo que você faz hoje. A maioria das pessoas já está sobrecarregada e chegando no limite do que o corpo e a mente aguentam. Cuidar da saúde física e mental não é fácil, pode ser muito desafiador, principalmente quando estamos chegando no nosso limite! Venha aprender a se cuidar de uma forma prática e leve, para poder viver bem e aproveitar tudo que a vida tem para te oferecer!
Como é o tratamento?
-
AVALIAÇÃO: o primeiro passo e, talvez o mais importante, é uma avaliação minuciosa de seu caso. Eu preciso entender bem o que está acontecendo para poder te ajudar de uma forma mais personalizada e efetiva. A avaliação começa com uma sessão de avaliação, mas não termina aí, pois preciso avaliar também a resposta do seu sistema corpo-mente às práticas. A avlaiação pode terminar após um mês de práticas ou mais, dependendo do caso.
-
SESSÕES: as consultas são semanais e tem de 45 minutos a 1 hora de duração, podendo ser na modalidade presencial ou online (lembrando que a modalidade online tem limitações quanto às técnicas aplicadas).
-
PRÁTICAS AUTÔNOMAS: durante todo o tratamento são passadas práticas que você deverá fazer diariamente. Para a realização correta das práticas diárias, podem ser enviados videos gravados, audios ou até textos explicativos. A evolução do tratamento depende muito da sua dedicação às práticas orientadas. Quanto mais você se dedicar às práticas (sem exagero, claro), melhor e mais rápidos serão seus resultados.
-
TEMPO DE DEDICAÇÃO: além das sessões de até 1 hora com a terapeuta, orienta-se que o paciente faça pelo menos 30 minutos de práticas diárias. No início podemos começar com menos tempo e ao longo do tratamento ir aumentando o tempo de prática autônoma, ou podemos começar com um "tratamento intensivo" de práticas autônomas e ir diminuindo com o tempo, tudo depende de cada caso e das possibilidades de cada paciente.
-
DURAÇÃO DO TRATAMENTO: a duração do tratamento varia de acordo com o distúrbios tratado e com a sua dedicação às práticas orientadas. Cada caso é avaliado e orientado quanto à duração prevista, mas essa previsão pode mudar ao longo do tratamento, pois há muitos fatores que podem influenciar o andamento do tratamento e não é possível prever tudo.
O mais importante é entender que cada caso é um caso, e cada momento é um momento. O tratamento é sempre adapatado à sua realidade e possibilidade, no seu momento de vida atual. Não adianta ficar se pressionando para fazer o tratamento "perfeitamente", pois a vida não vai parar para você se tratar. Mas também não adianta levar o tratamento "empurrando com a barriga", pois não terá os efeitos desejados. Vem comigo que eu te guio nesse caminho, às vezes tortuoso, para a saúde integral!
Quem irá te guiar nessa jornada?

Prazer, eu sou a Cassandra Lyra. Sou fisioterapeuta formada pela USP e PhD em psicologia e neurociência molecular. Sou especializada em neurociência do comportamento e terapias integrativas. Utilizo nos meus tratamentos fitoterapia, aromaterapia, yogaterapia, meditação, neurosuplementação e neuromodulação não-invasiva (incluindo tDCS e taVNS).
Sou uma pessoa muito ligada à minha família e aos meus amigos e que adora estudar e praticar atividades como yoga, bicicleta e dança, coisas que sempre me ajudaram muito a manter uma boa saúde física e mental diante dos desafios da vida.
Acredito muito no poder do conhecimento e da prática associados, por isso meus tratamentos todos abordam tanto teoria quanto prática, de forma equilibrada. Já tendo passado pessoalmente por transtorno de ansiedade, depressão e pânico, compreendo muito bem pelo que meus pacientes passam e o que é necessário para superar distúrbios psicofísicos.

