top of page
NECIntegrativa.jpeg

Neurociência Integrativa

Sobre neurociência integrativa

A Neurociência Integrativa é a aplicação dos conhecimentos de neurociência na saúde integral ou psicofísica. A neurociência é uma área de ponta que está em pleno desenvolvimento e ela mostra como ocorre a relação entre corpo e mente que permite (ou não) que o indivíduo tenha saúde tanto física quanto mental. Do ponto de vista da neurociência, o cérebro é o que faz a ponte entre corpo e mente.

 

A neurociência já demonstrou que atividades em certas regiões cerebrais são relacionadas a certas atividades mentais e comportamentos, como comportamentos instintivos para sobrevivência, comportamentos sociais, autoconfiança e confiança nos outros, motivação, personalidade, memória, piloto automático, obsessões, pensamentos compulsivos, criatividade e outros.

Ao mesmo tempo, a neurociência mostra que atividades cerebrais são relacionadas a atividades corporais. O sistema nervoso controla o corpo todo para que ele funcione de forma equilibrada e harmônica, coordenando batimentos cardíacos, respiração, digestão e todas as outras funções corporais. O sistema nervoso não faz as atividades dos outros sistemas corporais, mas orquestra elas para que o organismo como um todo funcione bem.

O que as pessoas ainda não entendem bem é que esses dois aspectos do sistema nervoso se comunicam intensamente. O sistema nervoso orquestra as funções corporais para ue o organismo consiga RESPONDER DE FORMA ADEQUADA A CADA SITUAÇÃO. Por exemplo: se tem um tigre correndo na sua direção, você precisa que sua pressão arterial, frequência cardíaca e respiração aumentem para que você seja capaz de sobreviver a essa situação. Então aspectos mais mentais do sistema nervoso (de perceber e interpretar o ambiente, por exemplo) interagem com aspectos mais físicos do sistema nervoso (controle de pressão arterial, frequência cardíaca e respiração) para que o indivíduo tenha uma resposta (um comportamento) adequada à situação em que ele se encontra.

O mais interessante é compreender que isso não se limita a situações do mundo externo (como um tigre correndo na sua direção), mas também a situações do mundo interno (como pensamentos, crenças e formas de ver o mundo). O seu mundo interno, aquilo que acontece na sua mente, vai influenciar sua saúde tanto quanto o mundo exterior. Formas de pensar, crenças, autoestima e outros fatores mentais irão afetar diretamente suas emoções, seus comportamentos e seus hábitos, afetando diretamente sua saúde.

Há diversas partes do sistema nervoso que estão envolvidas em todo esse processamento que entendemos como a relação corpo-mente. O cérebro é conectado a todo o corpo atravéz de diversos nervos, um dos mais famosos sendo o nervo vago, muito importante para o bom funcionamento do corpo. O nervo vago faz parte do sistema nervoso parassimpático e ele, junto com o sistema nervoso simpático e diversos hormônios, efetua a conexão entre corpo e mente, comandada pelo cérebro.

Quando o equilíbrio entre as diferentes partes do sistema nervoso é perdido, ficamos "presos" nas partes mais primitivas do cérebro e o sistema nervoso fica "desregulado" (ele não fica realmente desregulado, é só uma forma de dizer, ele só fica com uma tendência forte a ter certas respostas comportamentais repetidamente, de forma a sobrecarregar alguns sistemas corporais em detrimento de outros). Um exemplo disso é o que se chama de "sequestro da amígdala", quando as partes mais primitivas do cérebro tomam conta do comportamento e o indivíduo fica incapaz de ter comportamentos e pensamentos mais racionais e lógicos. Isso acontece quando a amígdala cerebral (uma parte mais primitiva do cérebro, envolvida muito com sobrevivência e respostas emocionais) percebe algum perigo no ambiente. Nessa situação, a amígdala é capaz de "desligar" o córtex pré-frontal (área envolvida com pensamentos racionais e lógicos, criatividade e adaptabilidade). Então o indivíduo tem uma resposta emocional intensa, e muitas vezes exagerada e estereotipada, à situação. Sabe quando você começa uma conversa com alguém e a pessoa responde entrando na defensiva e brigando, quando você não tinha intenção nenhuma de causar uma briga? Pode ser que a pessoa tenha sofrido um sequestro da amigdala.

Esses eventos pontuais não são um problema, mas quando isso se torna muito repetitivo, os outros sistemas corporais começam a sofrer e a pessoa pode desenvolver distúrbios de saúde, mental (como estresse negativo, ansiedade, depressão, pânico, fobia, trauma, burnout e outros) e física (como azia, úlcera, pressão alta, insônia, dor crônica, fibromialgia, má digestão, síndrome do intentino irritável, síndrome da fadiga crônica, fraqueza, problemas respiratórios e outros).

No Método Ponte de Neurociência Integrativa, eu te ensino a juntar todas essas informações de forma a ser capaz de viver melhor, com mais equilíbrio, trazendo maior bem-estar e permitindo a saúde integral (tanto física qunato mental).

 

Venha descobrir como seu sistema nervoso funciona e como você pode regular ele para recuperar sua saúde e viver uma vida plena.

bottom of page